Novidades sobre Educação

Ensino Presencial x Ensino a Distância para Crianças

Ensino Presencial x Ensino a Distância para Crianças Ensino Presencial x Ensino a Distância para Crianças

A pandemia está aí e é algo que não podemos negar, com ela também estamos tendo que lidar ainda com algo totalmente revolucionário na educação brasileira, o ensino a distância. Muito se fala sobre vantagens e desvantagens de cada modalidade, mas afinal e para as crianças, quais de fato são pontos negativos e positivos dessas mudanças e o que isso interfere na qualidade do aprendizado.

Podemos destacar que os alunos de modo geral, precisaram desenvolver habilidades que anteriormente não eram fortemente trabalhadas com o ensino presencial, como por exemplo o planejamento, autonomia e proatividade, o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, gerenciamento do tempo e autogestão. Essas são habilidades extremamente necessárias na vida adulta e profissional, e se desde cedo trabalhadas e desenvolvidas, elas serão facilitadores no futuro dos alunos.

Além das habilidades, podemos dizer que o ensino online proporcionou muitas facilidades que ajudaram os estudantes a ampliarem o conhecimento, como a farta disponibilidade de meios e materiais para o aluno poder estudar onde, quando e como quiser (computador, celular, tablet), conteúdos sempre atualizados, recursos e ferramentas de chats, fóruns, grupos, comunidades, vídeos e etc. Esses pontos estimulam alunos a se aprofundarem nos conteúdos, pois aproxima a escola e os estudos, com a vida cotidiana dos jovens, proporcionando maior interesse e conexão com o meio interno e externo a escola.

Por um outro lado, muito se perdeu com a longa exposição dos alunos ao ambiente virtual, e com certeza um ponto relevante dessa falta foi a convivência interpessoal e a comunicação multifocal. De fato a convivência em sociedade é fundamental para a existência humana, a presença física, olho no olho, sorriso, toque ( multissensoriais), todas essas experiências são essenciais para o crescimento e amadurecimento do jovem, pois além de conhecimento teórico a vivência escolar é um ambiente próspero para a experimentação da cidadania, e sem essa troca, muito alunos se sentem angustiados e reclusos, causando consequências posteriores de convívio.

O ensino presencial também desenvolve muitas habilidades extremamente importantes para o desenvolvimento. A afetabilidade, a comunicação, exposição, às experiências sensoriais e emocionais que envolvem as situações da vida são desenvolvidas em conjunto e em contato, por isso o ensino presencial seja tão importante quanto a distância, pois não são apenas os conceitos considerados "tradicionais", tais como funções matemáticas ou gramaticais e tantos outros, que são ensinado, mas levaremos os maiores aprendizados que uma situação de crise como essa pode trazer: o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais.

Com isso, é importante afirmar que o ponto central aqui não é encontrar a melhor ou pior opção entre aula online ou aula presencial, mas saber explorar o melhor de cada uma delas juntamente com a busca pelo melhor desempenho do aluno, sempre priorizando a qualidade de ensino.

#Ensino para crianças