Novidades sobre Educação

O papel da escola no desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

O papel da escola no desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos O papel da escola no desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

Nos primeiros anos de vida de uma criança, o ambiente familiar é a primeira fonte de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, ele precisa ser acolhedor, harmonioso e rico em experiências para que a criança possa se desenvolver, movimentar-se, comer, relacionar-se e até mesmo dormir, dentro da sua primeira noção de mundo.

Todo esse processo pode ser desenvolvido também em parceria com a escola. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escola, direcionada à primeira infância, não é um espaço exclusivo para brincadeiras ou, ainda, um depósito de alunos. O ambiente escolar é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Muitos pais ficam na dúvida sobre qual seria o momento ideal para matricular seus filhos na escola, por isso é importante ressaltar que experiências, na fase inicial de suas vidas, influenciam, diretamente, no seu desenvolvimento futuro.

É na escola, que parte do seu intelecto começa a avançar, a criança aprende a se posicionar diante das várias situações que convive (escola, família, sociedade), a desenvolver um raciocínio, além de perceber melhor o ambiente cultural e social onde se situa. Utilizando estratégias pedagógicas, o professor potencializa o aprendizado do aluno e aprimora com olhar atento seu desenvolvimento, uma vez que compreende, domina e aplica seus saberes. Os professores e cuidadores são parte fundamental, pois conduzem as crianças, permitindo que elas sejam olhadas como um ser único, respeitando o seu tempo, necessidades e limites.

A Educação infantil normalmente se divide entre as turmas e suas idades, desde a creche até a pré-escola, sendo que o ensino obrigatório se dá a partir dos 6 anos de idade da criança. Essa etapa inicial, funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual, pois terão a possibilidade de desde cedo conviver com outras crianças e adultos, se envolver diferentes linguagens, ampliar o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Mas é claro que todo esse aprendizado se dá no convívio e no brincar. É através da ludicidade e das brincadeiras que a criança despertará interesse pela aprendizagem. São nos diferentes espaços e tempos, que as crianças ampliam seu acesso a produções culturais, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. Há o enfoque nas habilidades que contemplam os campos de experiências: O eu, o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, assim proporcionando para os pequenos a descoberta do mundo de uma forma suave e feliz.

#Ensino para crianças